Fundos de investimentos: Conheça o mercado e como investir de maneira segura.
18/11/2021

Fundos de investimentos dão a oportunidade de empresários cuidarem do seu patrimônio com a ajuda de especialistas.

Fundos de investimentos são uma modalidade de aplicação coletiva que uma gestora de recursos cria baseados em um público-alvo e estratégias de rentabilidade, tornando-os uma ótima alternativa para qualquer gestor diversificar a carteira e conseguir se aproximar de seus objetivos com praticidade.

 

Como investidor, cabe ao empresário escolher em qual veículo financeiro vai investir e adquirir cotas de participação. Esses recursos são, assim, enviados para a gestora de fundos, que será responsável por definir como devem ser investidos. Nela, um grupo de especialistas capacitado deve escolher ativos e derivativos, e executar essas operações, ampliando o patrimônio do fundo e gerando valorização para os cotistas.

Que tipos de fundos de investimentos existem?

Para investir, é importante entender melhor o mercado e ter em mente que existem diferentes tipos de fundos de investimentos, que podem se adequar melhor a cada empresa de acordo com suas estratégias, viabilidade de prazos e disposição a riscos.

 

Segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), existem quatro classes:

 

  • Investimento renda fixa

Conhecido por ser mais conservador, ele tem baixo risco e pouca variação de rendimento.

 

  • Fundos de ações

Apesar do maior risco por causa da Bolsa de Valores, traz grande rentabilidade.

 

  • Cambiais

São fundos que variam de acordo com o câmbio e, por isso, mais voláteis.

 

  • Multimercado

Seus ativos são mesclados e podem ser uma mistura de todos os outros fundos.

 

Tendo em vista um perfil mais conservador ou aventureiro, cabe ao empresário entender o que funciona melhor para seu negócio. Se tiver uma gestora de recursos ao seu lado, o processo fica ainda mais fácil, já que pode ajudá-lo a entender o que quer com o investimento, alinhar expectativas e assim escolher investir em fundos mais assertivos.

Como investir com uma gestora de maneira segura?

Escolher usar uma gestora de recursos, por si só, já traz maior segurança para seus investimentos por terem um know-how e acesso a informações constantemente que irão ajudar o empresário a atingir o potencial máximo dos fundos. 

 

No entanto, existem alguns pontos que podem ajudá-lo a diferenciar uma boa gestora de uma ruim, então separamos algumas características a serem observadas:

Cadastro na CVM e certificação

Toda gestora de fundos é a representante de seus clientes no mercado financeiro e precisa do aval do governo para trabalhar com ativos, ainda mais por mexer com patrimônios que não são dela. Por isso, certifique-se que ela tem registro na Comissão de Valores Mobiliários, assim como se o gestor de investimentos responsável pelo fundo tem as certificações necessárias, como CGA e CFP.

Características do fundo

Um passo importante é garantir que o fundo de investimento realmente existe, por isso verifique se o CNPJ está cadastrado, se atente às regras da CVM e leia a lâmina do fundo – importantes para o empresário descobrir qual estratégia está sendo utilizada, como os ativos serão alocados e expostos ao risco, e avaliar se é isso exatamente o que quer.

Gestão de qualidade

Após saber que a gestora é segura e o fundo existe e condiz com sua expectativa, é importante prestar atenção no serviço. Procure saber se a gestora que pensa em usar tem um bom tempo de experiência e mantém seus clientes sempre a par das condições do fundo, além da forma como ela se posiciona no mercado.

 

Uma boa gestora de investimentos como a CB Partners, por exemplo, destaca-se por fazer parte de um grupo de mais de 25 anos e ter um vasto conhecimento das flutuações do mercado, entendendo o que deve ser feito para aumentar rentabilidade e atingir os objetivos de cada empresa que é sua cliente. 

 

Entrar no mercado de fundos de investimentos nem sempre parece fácil por causa da quantidade de informações e detalhes que devem ser avaliados constantemente, mas, quando a ajuda de uma gestora de recursos, o processo fica mais fácil e seguro.

 

Quer se aprofundar ainda mais nesse mundo das gestoras? Acompanhe nosso Facebook e Linkedin.

 

Atenção!

 

O nome da CB Partners está sendo usado de forma inapropriada na aplicação de golpes
através de ofertas enganosas de empréstimos pessoais.
Estamos recebendo relatos de fraudes praticadas principalmente através de contas falsas
do WhatsApp.

 

Reiteramos que não realizamos empréstimos para pessoas físicas e nem cobramos
taxas prévias a qualquer negociação.

 

Em casos suspeitos favor entrar em contato com a CB Partners através do e-mail:
juridico@creditbr.com.br ou pelo telefone (11) 5054-5400.

 

Esteja alerta e conte com a nossa equipe!