Investimentos renda fixa: Saiba quais são os melhores para sua empresa.
04/11/2021

Investimentos podem fazer sua empresa crescer de maneira ainda mais profissional e estratégica. 

Investimentos quando realizados em renda fixa significa que são realizados diretamente em títulos públicos e privados de maneira fixada. Ou seja, quando compra um título, você está emprestando dinheiro ao emissor do papel, seja um banco, empresa ou até mesmo o governo. Em troca, recebe um valor em retorno por determinado prazo.

 

Investimentos em renda fixaIndependente de ser um investidor mais conservador ou não, qualquer gestora de recursos irá dizer a você que é importante ter esse tipo de fundo de investimento na sua carteira de aplicações, para ter maior segurança e diversificar seus ativos.

Renda prefixada e pós-fixada, o que é?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem dois tipos de investimentos renda fixa. Enquanto na prefixada o investidor sabe qual será a rentabilidade final no momento da compra dos títulos, na pós-fixada, ele não tem noção exata, pois depende de algum indexador como a Taxa Selic, por exemplo.

 

No entanto, independente da forma como a taxa é fixada, investimentos renda fixa são caracterizados pela possibilidade de prever a rentabilidade, o que os torna mais seguros, já que consegue garantir um retorno monetário determinado. Com isso em mente, escolhemos então as melhores opções para você conhecer:

  1. Tesouro Direto

Há muitos tipos de tesouro direto, mas dois pós-fixados se destacam em 2021: Tesouro IPCA+ 2035 e o Tesouro Selic 2024.

 

No IPCA+ 2035, a rentabilidade está atrelada à variação da taxa de inflação e, por isso, é preferível que, ao escolher esse investimento, você possa esperar o dinheiro render até a data de vencimento para preservar o retorno. 

 

Já o Selic 2024 se destaca porque a taxa chegou a 6,25% este ano. Apesar da alta ser ruim por um lado, para investimentos como este atrelados à Taxa Selic, o desempenho melhora quando ela aumenta. É uma opção melhor para quem quer fazer aplicação a curto prazo, já que tem rentabilidade diária.

 

Caso queira saber mais sobre o tesouro direto, eles disponibilizam um simulador no site.

  1. CDB

O CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é um dos queridinhos dos investimentos renda fixa por causa de uma rentabilidade que cativa investidores e da garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que tem um seguro de até 250 mil reais para a aplicação.

 

O ideal é que você opte por títulos de CDB com liquidez diária e rendimento de pelo menos 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

  1. Fundo DI

Ao investir em fundos DI, o gestor do investimento irá colocar pelo menos 95% do patrimônio em títulos públicos atrelados à taxa Selic. Por causa da liquidez que costuma ser diária, você consegue pedir saque e receber rapidamente, tornando-se uma das melhores alternativas para fazer uma reserva de emergência.

  1. ETFs de Renda Fixa

Os ETFs, ou Fundos de Índice em português, são um tipo de fundo de investimento atrelado a algum indicador com gestão passiva. As cotas são negociadas na Bolsa de Valores e tem uma alíquota de 15% de Imposto de Renda, que será descontada na hora do saque. Em geral, o retorno pode ser muito positivo, mas não há garantia FGC como o CDB ou Tesouro Direto.

 

Existem seis opções de ETFs, de diversos bancos, cujos detalhes você pode ver nesse artigo.

  1. LCI

A sigla significa Letra de Crédito Imobiliário e funciona para investimentos que focam em recursos que atuam no setor de imóveis. É uma das modalidades de renda fixa mais vantajosas, pois são isentas do Imposto de Renda, com liquidez diária condicionada a 90 dias a partir da aplicação.

 

Além de ser protegida pelo FGC, ela pode ser feita em conjunto com o CBD ou o Tesouro Direto, como fundo de emergência, em um tipo de Operação Change. Assim, quando chegar o prazo final, você pode ter rentabilidade conjunta de dois fundos de investimento.

 

Ao avaliar o que melhor se encaixa ao seu cotidiano como empresário, você pode definir sua estratégia quanto à composição de carteira. No entanto, sabemos que não é fácil fazer tantas escolhas, ainda mais quando se é iniciante. Por isso, muitas empresas escolhem contratar uma gestora de fundos de investimento.

 

A CB Partners, por exemplo, é uma gestora de recursos pertencente a um grupo de mais de 25 anos de expertise que pode ajudar você a encontrar a melhor forma de aplicar seu patrimônio com segurança. Com a ajuda de uma equipe de especialistas, sua empresa poderá atingir o máximo de potencial, diversificando suas aplicações e acompanhando diariamente as melhores ações para isso, já que não estará sozinha.

 

Caso queira conhecer melhor a CB Partners ou simplesmente saber mais sobre o mundo dos investimentos, siga-nos no Facebook e Linkedin.

 

Atenção!

 

O nome da CB Partners está sendo usado de forma inapropriada na aplicação de golpes
através de ofertas enganosas de empréstimos pessoais.
Estamos recebendo relatos de fraudes praticadas principalmente através de contas falsas
do WhatsApp.

 

Reiteramos que não realizamos empréstimos para pessoas físicas e nem cobramos
taxas prévias a qualquer negociação.

 

Em casos suspeitos favor entrar em contato com a CB Partners através do e-mail:
juridico@creditbr.com.br ou pelo telefone (11) 5054-5400.

 

Esteja alerta e conte com a nossa equipe!