Investir em fundos: Qual é a hora certa de colocar seu dinheiro em aplicações?
25/11/2021

Investir em fundos pode ser a oportunidade da sua empresa crescer, mas é preciso estratégia.

Se você está interessado em começar a investir em fundos, é comum que não saiba por onde começar, em especial se levarmos em consideração a quantidade de possibilidades no mercado e o desejo por garantias de retorno do investimento. 

 

Investir em fundosSabe-se que investir é uma forma importante de ter uma segurança financeira para o futuro, possibilitando que atinja metas e objetivos da sua empresa, como aumento de produção, expansão de novas fábricas ou criação de filiais. É uma maneira de se preparar para as adversidades e oportunidades que um negócio pode trazer.

 

Independente da quantia que tenha para investir, é importante ter em mente que, quanto mais cedo você começar, mais tempo terá para render seu capital e mais irá se familiarizar com o mercado para aproveitar lá na frente. Resumindo: quanto antes, melhor.

O que considerar antes de investir?

Para entender qual é a hora certa de investir em fundos, é necessário pensar no seu perfil de investidor. Toda pessoa ou empresa tem um nível de tolerância a riscos variado e existem diferentes fundos de investimento para cada um, então saber a seu pode ajudá-lo a guiar melhor seus investimentos. Existem três tipos:

  • Conservador

Como o nome diz, esse perfil é composto por pessoas que gostam de fazer investimentos mais seguros e com menos riscos, mesmo que tragam um retorno menor.

  • Moderado

Com uma maior tolerância ao risco, o perfil moderado busca equilibrar a possibilidade de prejuízo em sua carteira de investimentos, diversificando para balancear a rentabilidade.

  • Arrojado

Esse tipo tem alta propensão a assumir riscos grandes ao investir em nome de melhores e maiores oportunidades de retorno.

 

Como começar a investir?

Entendendo seu perfil e qual é o objetivo do seu investimento, você poderá começar a investir de maneira consciente e construir um patrimônio, mesmo que inicie com pequenas quantias. Existem quatro pontos cruciais para isso:

  1. Crie uma reserva de emergência

Antes de mais nada, por mais que tenha um perfil arrojado, é importante que tenha um fundo de emergência. Ele será fundamental para investir em fundos com tranquilidade, sem correr o risco de perder todo o faturamento da empresa ou não conseguir lidar com custos inesperados.

 

Em geral, a reserva de emergência equivale a seis meses dos custos mensais da empresa, para ter uma margem baseada nas necessidades padrões do seu negócio. Para se manter relevante, essa quantia, então, deve ser investida em alguma aplicação de baixo risco com boa disponibilidade, assim você mantém seu poder de compra e reduz o impacto da inflação ao mesmo tempo que pode sacá-la a qualquer momento.

  1. Escolha investimentos baseados em seus objetivos

É crucial que tenha em mente o porquê do investimento, afinal seus planos e metas podem ajudá-lo a entender se pode investir em fundos mais conservadores ou não, mesmo que fuja um pouco do seu perfil.

 

Por exemplo, se quiser criar um aporte financeiro para sua aposentadoria, uma aplicação de longo prazo com maior rentabilidade pode ser uma ótima opção, porém, se estiver com um fundo de emergência em mente, um investimento renda fixa tem maior liquidez e pode ser acessado rapidamente. 

  1. Diversifique a carteira

Como toda boa gestora de recursos aconselha, diversificar suas aplicações é a melhor forma de unir risco e rentabilidade com seus objetivos. Mesmo tendo um perfil de investidor específico, é possível variar os tipos de fundos de investimento usados de acordo com sua finalidade.

 

Se tiver todo seu capital de investimento em uma única alternativa, como fundo de ações, qualquer oscilação de mercado pode criar um impacto gigantesco no seu patrimônio e até mesmo gerar dívidas. Por isso, um portfólio de investimentos variado que respeita seu perfil ajuda a equilibrar os resultados.

  1. Conte com uma gestora de investimentos

Caso continue inseguro para começar a investir em fundos sozinho, existe sempre a possibilidade de contratar uma gestora de recursos. Uma boa opção como a CB Partners é composta por especialistas do mercado que ajudarão você a entender seu perfil de investidor, elaborar a melhor estratégia para alcançar as metas que criou para sua empresa e cuidar de fundos ideais para isso.

Se quiser, fizemos um artigo para ajudá-lo a escolher uma boa gestora de investimentos e os cuidados que deve tomar. Além disso, acompanhe nossas dicas no Facebook e Linkedin.

Atenção!

 

O nome da CB Partners está sendo usado de forma inapropriada na aplicação de golpes
através de ofertas enganosas de empréstimos pessoais.
Estamos recebendo relatos de fraudes praticadas principalmente através de contas falsas
do WhatsApp.

 

Reiteramos que não realizamos empréstimos para pessoas físicas e nem cobramos
taxas prévias a qualquer negociação.

 

Em casos suspeitos favor entrar em contato com a CB Partners através do e-mail:
juridico@creditbr.com.br ou pelo telefone (11) 5054-5400.

 

Esteja alerta e conte com a nossa equipe!